A partir desta terça-feira (6), a GloboNews passa a exibir semanalmente o GloboNews Debate, novo programa apresentado pela jornalista Julia Duailibi (foto). Com formato itinerante, a atração será gravada principalmente em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, mas poderá visitar outras capitais, dependendo do tema abordado.
O formato já é antigo em emissoras de notícias concorrentes da GloboNews, como CNN e principalmente a Jovem Pan News.
Na edição de estreia, Duailibi recebe dois nomes de peso do Judiciário: os ex-ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio Mello e Carlos Ayres Britto.
“Eles vão debater o papel do STF na defesa da democracia, um dos temas que mais geram discussão hoje na sociedade. Os dois têm pontos de vista diferentes sobre esse papel. Marco Aurélio, por exemplo, tem uma postura mais crítica sobre as decisões recentes do Supremo. Vai ser muito interessante — e rico — ouvir a opinião dos dois”, afirma a apresentadora à Folha de SP.
O GloboNews Debate não contará com um time fixo de debatedores. O número de convidados poderá variar, e os assuntos tratados não ficarão restritos à política e à economia. A proposta é abrir espaço para diferentes visões sobre temas de grande repercussão, envolvendo também saúde, comportamento e questões sociais.
“Não vamos dar uma solução pronta, mas vamos dar os argumentos necessários para que o público forme a sua convicção.”, argumenta a apresentadora.
A jornalista destaca ainda o propósito do programa: “Vamos abordar temas delicados, dúvidas que estão na cabeça das pessoas, de assuntos que tendem a dividir a sociedade”, diz ela. “Mas o desafio é mostrar que, mesmo em temas como esses, é possível sentar e dialogar.”
Para Julia Duailibi, o compromisso da atração é firme: preservar princípios essenciais. “A ideia é fazer um debate civilizado. Pessoas que discordem, mas que consigam argumentar sem se atacar.”. E mais: Haddad tem 1ª reunião com governo Trump. Clique AQUI para ver. (Foto: divulgação Globo (Bob Paulino); Fonte: Folha de SP)