A cidade de Encantado, no Rio Grande do Sul, se prepara para a inauguração do Cristo Protetor, que acontecerá em 6 de abril. Com 43 metros de altura, a estátua supera em cinco metros o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. Um fragmento da mão direita da obra foi abençoado pelo papa Francisco.
Feita em aço e concreto armado, a estrutura pesa 1.712 toneladas e levou dois anos para ser concluída. A escultura, assinada pelo artista Markus Moisés Rocha Moura, foi financiada por doações da comunidade e arrecadações organizadas pela Associação Amigos de Cristo de Encantado (AACE), sem uso de verbas públicas.
O parque onde a estátua está localizada terá ingressos a R$ 30 para adultos, enquanto idosos e moradores pagarão R$ 15. Crianças de até 12 anos terão entrada gratuita.
Encantado, situada no Vale do Taquari, foi um dos municípios atingidos pelas chuvas no Rio Grande do Sul no ano passado. Em 2021, a construção do monumento gerou uma troca de mensagens bem-humorada entre o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), e o de Encantado, Jonas Calvi (PSDB). Paes brincou sobre a vista privilegiada do Cristo Redentor, enquanto Calvi aproveitou para convidar turistas a conhecerem o novo ponto turístico gaúcho.
Além da obra em Encantado, outra estátua de grandes proporções está em construção no interior de São Paulo. O município de São Miguel Arcanjo ergue um monumento de 57 metros em homenagem ao santo de mesmo nome, que será um dos maiores do país. O projeto, da basílica local, está sendo financiado por fiéis e empresas privadas. (Foto: divulgação; Fonte: Estadão)