Enviado de Trump chega ao Brasil para tratar de sanções contra Alexandre de Moraes

direitaonline

O coordenador de sanções internacionais do Departamento de Estado dos Estados Unidos, David Gamble, tem viagem marcada ao Brasil para a próxima segunda-feira (5/5), conforme revelou a coluna de Paulo Cappelli, do Metrópoles.

Gamble, que atuou no governo Donald Trump, tem como missão discutir possíveis sanções contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

Segundo a reportagem, “a Casa Branca estuda aplicar sanções não apenas a Alexandre de Moraes, mas também a outras autoridades brasileiras, como juízes auxiliares do ministro e ao procurador-geral da República, Paulo Gonet”.

A medida seria uma resposta às ações do ministro no que diz respeito a ordens judiciais para bloqueio de perfis em redes sociais e à perseguição a opositores políticos do campo conservador, conforme avaliação do ex-presidente Trump.

David Gamble é atualmente o chefe da Office of Sanctions Coordination, setor responsável por traçar estratégias dos EUA na área de sanções internacionais. Ele é um diplomata de carreira e pertence ao corpo do Senior Foreign Service, estrutura de elite da diplomacia norte-americana.

Como mostra a coluna, além da pauta de sanções, também haverá discussões sobre temas relacionados à Segurança Pública.

Entre as punições analisadas, está “a proibição de ingresso nos Estados Unidos”. Outra medida em debate, conforme a coluna, seria “o bloqueio financeiro a Moraes, que não poderia negociar com cidadãos e empresas nos EUA nem com instituições financeiras que tenham negócios com os EUA”.

Por enquanto, de acordo com a publicação, não há previsão de sanções ao governo Lula. As ações em estudo se concentram em autoridades específicas do Judiciário e do Ministério Público Federal. A coluna também não informa com quem o emissário irá se reunir nem onde.

A visita de Gamble ao país representa mais um capítulo da crescente tensão entre setores conservadores norte-americanos e o Judiciário brasileiro, especialmente pelas ações lideradas por Alexandre de Moraes em processos envolvendo liberdade de expressão e redes sociais. E mais: Internado, Bolsonaro presta homenagem a Nana Caymmi. Clique AQUI para ver. (Foto: STF; Fonte: Metrópoles)

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Cidade de São Paulo pode receber jogos do Barcelona

A Prefeitura de São Paulo, por meio da São Paulo Turismo (SPTuris), está em conversas avançadas para sediar até dois jogos do Barcelona nos próximos anos. Segundo reportagem do UOL, os duelos aconteceriam em caráter amistoso durante o período de pré-temporada do futebol europeu, entre os meses de junho e […]