Dois presos fugiram de um presídio estadual de segurança máxima em Campo Grande (MS) durante a madrugada desta segunda-feira (4). Eles estavam presos no Estabelecimento Penal Jair Ferreira de Carvalho.
Douglas Luan Souza Anastácio, 33 anos, preso por tráfico e roubo, e Naudiney de Arruda Martins, 32, detido por roubo e furto, fugiram da unidade por volta das 3h40 (veja foto ao fim da reportagem).
Segundo a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), ao todo, quatro homens tentaram fugir, mas somente Douglas e Naudiney conseguiram escapar sem serem vistos.
Em nota, a Agepen informou que apura as circunstâncias da fuga dos dois internos. Ambos estavam alojados no pavilhão 6 e conseguiram escapar da penitenciária com o auxílio de uma corda utilizada para pular o muro.
Ainda segundo o órgão, os outros dois presos que também tentaram fuga e foram capturados ainda dentro do presídio estão isolados em cela disciplinar e responderão a um Procedimento Administrativo Disciplinar (Padic).
Mais uma inédita fuga de presídio de segurança máxima. Problemas nas câmeras e ligação com tráfico. As recentes incríveis coincidências do sistema prisional brasileiro. A destruição da segurança como prenúncio do caos. Nada diferente do esperado ou programado. pic.twitter.com/xYSyzhar6x
— Delegado Ramagem (@delegadoramagem) March 4, 2024
A Agepen também garantiu que já acionou outras forças de segurança para ajudar nas buscas e recaptura dos fugitivos. Em nota à imprensa, a Polícia Militar do estado disse que está ciente da fuga de presos e continua em atenção redobrada.
Outras fugas
As fugas de Mato Grosso do Sul se somam a outras registradas nos últimos dias. Em Belo Horizonte, nove detentos fugiram do Presídio de Santa Luzia, na Região Metropolitana, na quinta-feira (29). Até o momento, três deles foram recapturados pela Polícia Militar (PM).
Há 20 dias, dois criminosos ligados ao Comando Vermelho conseguiram escapar do presídio de segurança máxima de Mossoró, no Rio Grande do Norte. Hoje (4), o governo decidiu retirar do local o criminoso conhecido como Fernandinho Beira-Mara, mas não deu informações sobre para qual unidade foi transferido. E mais: “Vamos encher tanto o saco que o Ifood vai ter que negociar”. Clique AQUI para ver. (Foto: Google; Fonte: CNN)