Joneuma Silva Neres, de 33 anos, ex-diretora do Presídio de Eunápolis, na Bahia, foi presa na noite desta quinta-feira (23), acusada de facilitar a fuga de 16 presos em 12 de dezembro de 2024. A prisão preventiva foi solicitada pela Polícia Civil, que também investiga a ligação da ex-diretora com uma facção criminosa que atua na região.
A abordagem ocorreu por volta das 21h, na Avenida Getúlio Vargas, próximo a uma agência bancária. Durante a ação, foram apreendidos celulares, chips telefônicos, um caderno com anotações e R$ 8 mil em espécie, apresentados posteriormente na delegacia.
Após ser detida, Joneuma foi submetida a exames periciais e será transferida ainda hoje para o Conjunto Penal de Teixeira de Freitas.
Segundo a polícia, a ex-diretora teria facilitado a invasão ao presídio e a fuga dos detentos, organizada por um grupo de oito homens que trocaram tiros com agentes de segurança. O principal objetivo da operação criminosa era libertar o chefe de uma facção, além de outros 15 integrantes.
A fuga resultou no afastamento de diretores e do coordenador da unidade prisional. A Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) determinou uma intervenção de 30 dias no presídio após o incidente.
Até o momento, dois suspeitos de auxiliar na fuga foram localizados. No dia 16 de janeiro deste ano, um dos 16 fugitivos morreu em confronto com a polícia. Os outros 15 continuam foragidos, e as investigações seguem em andamento. E mais: SBT demite assessor de Silvio Santos, há 23 anos na emissora. Clique AQUI para ver. (Foto: reprodução; Fonte: CNN)