Mais de 230 mil torcedores prestaram as últimas homenagens ao ídolo mundial Pelé, cujo velório aberto ao público chegou ao fim às 10h (horário de Brasília) desta terça-feira (3), na Vila Belmiro, estádio do Santos.
Após o fechamento dos portões, o caixão com o corpo de Pelé deixou a Vila Belmiro estádio em cima de um caminhão dos Bombeiros para cortejo pelas ruas da cidade litorânea paulista. No trajeto está a Avenida Coronel Joaquim Montenegro (Canal 6), onde vive Celeste Arantes, mãe de Pelé. O cortejo chegará ao fim no Memorial Necrópole Ecumênica, onde ocorre o sepultamento ao meio dia, em cerimônia restrita à família.
Cortejo de Pelé passando em frente à casa de Dona Celeste, mãe do Rei do Futebol.
Muitas pessoas bastante emocionadas dando o seu último “adeus” para o maior jogador de todos os tempos.
🎥 @castro_luizf pic.twitter.com/b1FUUmC387
— Planeta do Futebol 🌎 (@futebol_info) January 3, 2023
Vídeo muito emocionante! Cortejo de Pelé passando em frente à casa de Dona Celeste, mãe do Rei do Futebol.
Equipe da ESPN bastante emocionada ao vivo.
🎥 @SportsCenterBR | @ESPNBrasil pic.twitter.com/YH73LL0lzB
— Planeta do Futebol 🌎 (@futebol_info) January 3, 2023
Uma das homenagens ao Rei Pelé foi feita pelo Cônsul da Costa do Marfin. Ele levou ao velório do ídolo brasileiro um pano que somente a realize de seu país utiliza.
Honrarias dignas de um REI! 🤴🏿 O Cônsul da Costa do Marfim trouxe ao velório de Pelé um pano que apenas a nobreza do país pode receber. O mundo todo se curva ao Rei do Futebol em sua despedida. 👑 #PeléEterno pic.twitter.com/KuqQuCG5ty
— TNT Sports BR (@TNTSportsBR) January 2, 2023
Mais homenagens
O Parque das Bicicletas, localizado na Alameda Iraé, Moema, próximo ao Parque do Ibirapuera, receberá um ginásio multiúso com o nome do Rei Pelé. O projeto para a construção do ginásio está em andamento, informou a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME).
O anúncio da homenagem foi feito nesta segunda-feira (2) pelo prefeito Ricardo Nunes, em Santos, durante o velório do Rei do Futebol. O Ginásio deverá ter capacidade para 12 mil pessoas. A capital já possui um centro esportivo municipal na região da Lapa que leva o nome de Rei Pelé (Centro Educacional e Esportivo Edson Arantes do Nascimento), mais conhecido como “Clube Pelezão”.
Outra novidade anunciada é a alteração do nome do Bolsa Atleta, que passará a se chamar Bolsa Atleta Pelé. O programa é um auxílio financeiro da prefeitura destinado a atletas de alto rendimento, de 14 a 21 anos, praticantes de modalidades presentes nos Jogos Pan-americanos, Jogos Olímpicos ou Paralímpicos ou Parapan-americanos.
Os valores mensais são: R$ 624,28 para atletas de 14 a 17 anos, e R$ 1.248,55 para atletas de 18 a 21 anos. “Como ele [Pelé], queremos que as milhares de crianças que sonham se desenvolver por meio do esporte possam, com o auxílio da Prefeitura de São Paulo, concretizar seus sonhos”, disse o prefeito.