Comandante da FAB defende troca do avião presidencial

direitaonline



O brigadeiro Marcelo Damasceno, comandante da Aeronáutica, manifestou, nessa quinta-feira (3), seu apoio à aquisição de um novo avião presidencial.

A proposta de compra ganhou destaque após um incidente ocorrido no início da semana, quando a aeronave que transportava Lula enfrentou dificuldades durante o voo de retorno da Cidade do México. “Um país como o nosso, do tamanho do Brasil, merece ter um avião de maior porte para transportar o presidente”, declarou Damasceno.

A aeronave enfrentou problemas técnicos, realizando cerca de 50 voltas no céu mexicano antes de conseguir pousar. O presidente permaneceu no ar por quase cinco horas, tempo necessário para perder combustível e garantir um pouso seguro. A comitiva, então, precisou recorrer a um “avião reserva” para completar a viagem de volta.

“Pessoalmente eu defendo [a compra de uma nova aeronave]. Esse avião completa 20 anos em 5 de janeiro. O avião é seguro, mas além disso ele tem autonomia que nos atende em parte. Acho que um país como o nosso, uma potência mundial, entre as dez maiores economias do mundo, deve ter um avião maior, que tenha mais autonomia e mais espaço para levar o mandatário do país”, afirmou o comandante.

Ele esclareceu que não houve desligamento da turbina e do motor da aeronave, e que as causas do problema estão sob investigação pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, sem prazo definido para a divulgação do relatório inicial.

De acordo com Damasceno, não foram encontradas evidências de “ingestão de pássaros”, e outras possibilidades ainda estão sendo analisadas.

“Nós não temos indicação de ingestão de pássaros, não há ainda. Normalmente, quando o pássaro é grande, fica pena, sangue, mas pode ser. Sempre que há uma vibração no motor e dá uma trepidação na estrutura, no airframe do avião, sempre é uma indicação de que às vezes o desprendimento de uma peça, ou uma ingestão de pássaros ou às vezes uma coisa quase absurda: a ingestão de um outro alimento que sai de outro avião”, explicou o comandante. Veja mais abaixo!

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Governo Lula cria ‘imposto mínimo global’ para multinacionais com nova MP

O Governo Lula editou Medida Provisória (MP) que estabelece o ‘imposto mínimo global’ no Brasil, com o objetivo de taxar multinacionais em, no mínimo, 15% sobre seus lucros. A decisão foi divulgada em uma edição extra do Diário Oficial da União (DOU) nesta quinta-feira (3), de acordo com reportagem da […]