Uma capivara causou atrasos em voos no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. A informação foi confirmada pelo CEO da Latam Jerome Cadier, que fez um alerta para a presença de animais nos aeroportos do país.
Só a companhia teve 25 voos atrasados, segundo o executivo.
O caso ocorreu na última segunda-feira (dia 1), e interrompeu por 15 minutos as operações na pista R10 do terminal. A informação, porém, tornou-se pública ontem (2) à noite.
O CEO da Latam explicou que a quantidade de voos afetados foi por causa do efeito cascata que os atrasos provocaram. Na publicação por uma rede social, Jerome Cadier citou vários problemas requerem, segundo ele, uma melhor gestão de fauna por parte tanto da administradora do aeroporto, que é a GRU Airport, quanto da cidade de Guarulhos, já que geraram custos extras para a companhia.
O executivo explicou: “Por causa desta interrupção, só a Latam teve mais de 25 voos atrasados. E o efeito é em cascata, já que um voo que pousou atrasado também provavelmente vai decolar com atraso. Com isto, voos devem ser reprogramados, passageiros perdem suas conexões, tripulações chegam mais perto do seu horário limite de serviço (às vezes “vencendo” e requerendo acionar os reservas), filas no aeroporto aumentam, agentes devem fazer hora extra, ligações no call center se acumulam… E por aí vai. E isto por uma capivara!”.
Por fim, na publicação em seu Linkedin, ele pede desculpas pelos transtornos causados pela capivara e reafirma que a companhia solucionou tudo o quanto antes possível. Veja abaixo!
Em nota, a Gru Airport informou que, na segunda, fez uma inspeção na pista e não identificou a presença de nenhum animal. Ainda ressaltou que a concessionária tem procedimentos preestabelecidos e uma equipe técnica especializada que realiza todas as ações em conformidade com o estabelecido pela Agência Nacional de Aviação Civil garantir a segurança das operações.