A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta segunda-feira (12) a contratação de Carlo Ancelotti como novo técnico da seleção brasileira. O treinador italiano, de 65 anos, chega para ocupar a vaga deixada por Dorival Júnior, demitido em março após 14 meses no cargo.
Segundo comunicado da entidade, Ancelotti se reunirá nos próximos dias com o diretor executivo Rodrigo Caetano e o coordenador técnico Juan para definir a lista de pré-convocados para os duelos contra Equador e Paraguai, válidos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. A convocação oficial está prevista para o dia 26 de maio.
O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, celebrou o acerto e destacou o perfil do novo comandante. “Ele é o maior técnico da história e, agora, está à frente da maior seleção do planeta”, disse. Ancelotti era o principal alvo da entidade desde o início de 2023, quando chegaram a ser iniciadas conversas com o técnico ainda vinculado ao Real Madrid.
Após um período de indefinição, a CBF nomeou Fernando Diniz como interino até que as negociações com Ancelotti pudessem avançar. A contratação, no entanto, não se concretizou à época, e Dorival foi escolhido para liderar o time na sequência. A goleada sofrida para a Argentina, por 4 a 1, precipitou sua saída.
A maior Seleção da história do futebol agora será liderada pelo técnico mais vitorioso do mundo. Carlo Ancelotti, sinônimo de conquistas históricas, foi anunciado nesta segunda-feira (12) pelo presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, como o novo técnico da Seleção Brasileira. Ele… pic.twitter.com/grw3Rb1BmL
— CBF Futebol (@CBF_Futebol) May 12, 2025
As tratativas com Ancelotti foram retomadas em abril, e envolveram resistência inicial do Real Madrid e recusas por parte do próprio treinador. A negociação só avançou com o fim da temporada europeia se aproximando. A expectativa é que Xabi Alonso, atualmente no Bayer Leverkusen, seja o substituto no clube espanhol.
Embora tenha sido anunciado pela CBF, Ancelotti segue oficialmente vinculado ao Real Madrid, com contrato válido até 2026. A federação brasileira informou que ele cumprirá seus compromissos na Espanha até o encerramento do Campeonato Espanhol. O Real ocupa atualmente a segunda posição na tabela, com 75 pontos, atrás do Barcelona.
Com quatro títulos da Champions League no currículo, Ancelotti é o técnico mais vitorioso da competição e o único a conquistar os campeonatos nacionais das cinco principais ligas da Europa. Além do Real, dirigiu Milan, Chelsea, Paris Saint-Germain, Bayern de Munique e Napoli.
Enquanto aguarda a chegada do novo comandante, a comissão técnica liderada por Rodrigo Caetano e Juan segue monitorando jogadores.
O prazo para envio da pré-lista de convocados à Fifa vai até 18 de maio. O Brasil enfrenta o Equador no dia 5 de junho, em Guayaquil, e o Paraguai em 10 de junho, na Neo Química Arena, em São Paulo.
A seleção está na quarta colocação das Eliminatórias, com 21 pontos. E mais: Trump pode ganhar avião de R$ 2,2 bilhões da família real do Catar. Clique AQUI para ver. (Foto: reprodução redes sociais; Fonte: Estadão)