Brasil planeja repatriação de até 240 cidadãos do Líbano em meio a conflitos

direitaonline



Nessa segunda-feira (30), o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, anunciou que o governo brasileiro está preparando a repatriação de até 240 brasileiros que se encontram no Líbano, através do primeiro voo da Força Aérea Brasileira (FAB). Essa operação ocorre em um contexto de invasão israelense no país, que tem sido alvo de ataques aéreos.

Em sua declaração, Vieira informou que a repatriação deverá ser realizada até o final desta semana, após autorização de Luiz Inácio Lula da Silva. “Neste primeiro voo, serão cerca de 230, 240 [passageiros] no máximo, que é a capacidade máxima do avião. Mas haverá outros [voos] na medida da necessidade”, explicou, destacando que o número exato de brasileiros que solicitaram retorno ainda não está definido.

A embaixada do Brasil em Beirute, capital libanesa, mantém “contato constante” com os cidadãos brasileiros e já possui uma lista de pessoas que devem ser resgatadas. O critério para a seleção dos primeiros repatriados inclui priorizar idosos, mulheres, grávidas, crianças, pessoas doentes e “os que precisarem mais”, segundo o ministro.

Vieira revelou que a decisão de iniciar a repatriação “já estava praticamente tomada”, uma vez que discutia a situação com o presidente Lula “há semanas”. Ele mencionou que “é chegado o momento, faleceram dois brasileiros recentemente vítimas de ataques de bombas”.

Atualmente, cerca de 20 mil brasileiros residem no Líbano. A escalada de tensões na região se intensificou desde 7 de outubro do ano passado, após ataques do grupo paramilitar contra território israelense, em apoio ao Hamas. E mais: Santander leiloa 191 imóveis com lances a partir de R$60 mil. Clique AQUI para ver. (Foto: EBC; Fonte: R7)

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Reino Unido vai exigir visto de entrada a brasileiros

A partir de 2025, brasileiros que desejam visitar o Reino Unido precisarão de um documento eletrônico chamado ETA (Electronic Travel Authorization), que funcionará de maneira similar a um visto de entrada. Essa mudança ocorre após o Brexit, quando o país se retirou da União Europeia, e representa um novo passo […]