O ranking internacional feito pela empresa AirHelp, especializada em direitos de passageiros aéreos, divulgado nesta segunda-feira (12), indicou quatro aeroportos brasileiros em uma lista de dez terminais ao redor do mundo. Foram avaliados para o ranking 151 aeroportos.
O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), é o melhor terminal de passageiros do Brasil no Top 10, aparecendo na quarta colocação. O Tancredo Neves, em Belo Horizonte (MG), e o de Congonhas, em São Paulo (SP), foram listados em sexto e sétimo lugares, respectivamente.
Esses quatros significam o dobro de aeroportos brasileiros no ranking. No último levantamento da AirHelp, divulgado em 2019, dois aeroportos nacionais constavam na lista: o Afonso Pena (PR) e o de Viracopos (SP); nenhum deles aparece no top 10 divulgado hoje.
A companhia ouviu 10 mil usuários em 30 países, de janeiro a outubro deste ano. Foram avaliados os critérios: pontualidade, opinião dos clientes quanto aos serviços oferecidos (equipe do aeroporto, tempo de espera, acessibilidade e limpeza) e lojas e restaurantes.
“O Brasil foi destaque no ranking como o país com maior quantidade de aeroportos entre os top 10 do mundo. A pontualidade foi o índice mais bem avaliado pelos usuários, sendo que todos os aeroportos registraram nota acima de oito. Em segundo lugar, ficou a qualidade dos serviços e, por último, a qualidade do varejo, que considera as opções de lojas e restaurantes”, analisa Luciano Barreto, diretor-geral da AirHelp no Brasil.
Além dos destaques entre os dez melhores, outros três aeroportos brasileiros aparecem na lista dos 20 melhores do mundo, como o Aeroporto Internacional de Brasília – Presidente Juscelino Kubitschek (11º), no Distrito Federal, Aeroporto Internacional de Guarulhos (13°), em São Paulo, e o Santos Dumont (16°), no Rio de Janeiro.
Dos quatro no Top 10, dois aeroportos foram concedidos à iniciativa privada pelo governo Bolsonaro: o Aeroporto do Recife, top 2 do ranking, foi concedido pela iniciativa privada em 2020, e é administrado pela espanhola Aena. Já o Aeroporto de Congonhas, na capital Paulista, foi repassado à gestão privada em outubro, junto com outros 14 aeroportos. Agora, o total do tráfego de passageiros do país viajando por aeroportos privados no Brasil chega a 91,6%.
Publicado desde 2015, o AirHelp Score (que atua da defesa dos passageiros de companhias aéreas) é a avaliação mais abrangente e precisa de companhias aéreas e aeroportos com intuito de ajudar os passageiros a planejar melhor seus voos. Veja a lista completa abaixo!
E veja também: Moraes diz que responsáveis por ‘ataques antidemocráticos’ foram identificados para não “retornarem” em 2026. Clique AQUI para ver.
APOIO!
Pix: Você pode nos ajudar fazendo um PIX de qualquer valor.
Nossa chave de acesso é direitaonlineoficial@gmail.com | Banco Santander