Bolsonaro veta lei de José Serra que repassava verba a prestadoras do SUS mesmo sem metas cumpridas na pandemia

direitaonline


O presidente Bolsonaro vetou integralmente, na semana passada, proposta que garantia repasses financeiros a entidades prestadoras do Sistema Único de Saúde (SUS) e dispensava o cumprimento de metas sob justificativa da pandemia de Covid-19. A mensagem com o veto foi publicada no Diário Oficial da União da última quinta-feira (5).

Segundo a Presidência, o Ministério da Saúde recomendou o veto integral por contrariedade ao interesse público. Não há data para análise do veto pelo Congresso Nacional. Para que seja derrubado, é necessária a maioria absoluta dos votos de deputados (257) e senadores (41), computados separadamente.

O texto aprovado pelo Congresso é um substitutivo da Câmara, elaborado pelo deputado André Fufuca (PP-MA), ao Projeto de Lei 2753/21, de autoria do senador José Serra (PSDB-SP). As entidades ficariam dispensadas de cumprir as metas quantitativas e qualitativas dos contratos com o SUS até junho de 2022.

Debate
Ainda na fase de debate antes da votação, um dos parlamentares que se manifestaram contra o projeto de Serra foi Kim Kataguiri (União-SP). “Precisamos renegociar as metas de qualidade e quantidade de cirurgias eletivas do SUS, não simplesmente prorrogar o prazo para hospitais descumprirem os procedimentos, que podem envolver doenças crônicas com danos irreversíveis”, argumentou. “Os cidadãos não puderam ter acesso a atendimento médico durante a pandemia e agora há uma fila gigantesca. A população precisa dessas cirurgias imediatamente.”

Já o petista Jorge Solla (PT-BA) afirmou que os hospitais filantrópicos passam por uma situação caótica por falta de financiamento. “Os contratos de metas não são reajustados desde 2016”, reclamou. “Temos que cobrar do governo recursos para hospitais.”

E veja também: Primeira-dama Michelle Bolsonaro faz pronunciamento em rádio e TV pelo Dia das Mães. Clique aqui para ver.


Quer apoiar nosso trabalho: Faça um PIX de qualquer valor. Isso nos ajuda muito a seguir lutando. A chave é: direitaonlineoficial@gmail.com | Banco Santander


Clique AQUI para nos seguir no FACEBOOK.
Clique AQUI para nos seguir no TWITTER
Clique AQUI para ver Quem Somos & Apoie

Fonte: Agência Câmara | Foto: Agência Câmara
Gostou? Compartilhe!
Next Post

Gasto de estrangeiros no Brasil cresce 63% no primeiro bimestre

A retomada de viagens internacionais segue rendendo bons resultados ao Brasil. Segundo dados do Banco Central, o gasto de turistas estrangeiros no país alcançou US$ 781 milhões entre janeiro e fevereiro, uma alta de 63% na comparação com o mesmo bimestre de 2021 (R$ 480 milhões). Nos primeiros dois meses […]