Bolsa de Valores desaba e dólar sobe após fala insossa de Haddad a banqueiros

direitaonline



O Ibovespa ampliou suas perdas, nesta sexta-feira (25), após o tão “aguardado” discurso de Fernando Haddad a banqueiros. O petista é cotado para ministro da Fazenda de Lula, mas fez um discurso tão fraco e sem novidades que o ânimo do mercado foi à lona.

Haddad se esquivou de questionamentos sobre sua função no novo governo, assim como evitou falar sobre as articulações para PEC da Transição. Apenas afirmou que Lula (PT) quer uma reforma tributária já em 2023, mas para um setor que teve o privilégio de ver o Ministro Paulo Guedes em ação por quatro anos, foi impossível não esconder o desânimo com Haddad.

Na sabatina com cara de entrevista de emprego, Haddad defendeu um debate “acima de tudo crível” sobre nova âncora fiscal, mas sem trazer planos para corte de gastos.

“Banqueiros que ouviram o discurso de Haddad sentiram falta de direção mais concreta dos planos de ação do futuro governo, incluindo para a política fiscal. “Sem meta, sem planos, sem nomes. Nada de concreto”, resumiu o presidente de um banco. O presidente de outra instituição classificou o discurso como “protocolar”, escreveu o portal do Estadão.

Sobre a PEC Estoura Teto apresentada pelo PT, que pede quase R$ 200 bilhões fora do teto de gastos por tempo indeterminado, Haddad apenas se limitou a dizer: “Vamos analisar as demandas da sociedade, analisar também o impacto disso do ponto de vista de juros futuros, de trajetória de dívida e de atendimento da população para chegar a um denominador comum”.

“Durante os 29 minutos em que se apresentou aos dirigentes bancários, Haddad repetiu chavões de campanha e apesar de ter falado em reforma tributária como “prioridade total” do governo eleito, trouxe pouco, ou quase nenhum elemento que contribuísse para a discussão econômica. Na verdade, até dedicou boa parte da fala para endereçar a necessidade de uma melhora na gestão da educação brasileira, lembrando da passagem como ministro da Educação nos anos de 2005 a 2012”, escreveu o portal O Antagonista.

E ainda indicou que a equipe de transição não tem muita noção do que pensa Lula (PT) sobre a pauta econômica: “Quero crer que o presidente está com uma agenda pronta na cabeça, para começar 1º de janeiro com uma boa equipe”, resumiu Haddad.

Às 16h10, o Ibovespa caía 2,62%, aos 108.905 pontos, neutralizando o ganho de 2,75% do fechamento de quinta, que havia colocado o índice em alta na semana. Já o dólar subia 1,83%, cotado a R$ 5,4070.

E veja também: Diretor da PRF vira réu por improbidade por pedir voto a Bolsonaro nas redes sociais. Clique AQUI para ver.


APOIO!
Pix: Você pode nos ajudar fazendo um PIX de qualquer valor.
Nossa chave de acesso é direitaonlineoficial@gmail.com | Banco Santander


Fontes: Infomoney; Estadão Antagonista
Foto: divulgação

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Em palestra, Barroso diz que “não adianta recorrer a quartéis e extraterrestres”

Durante palestra em Salvador (BA), nesta sexta-feira (25), o vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso afirmou que não adianta ao povo recorrer a quarteis, sobre a vitória de Lula (PT). “Eles têm repetido que Supremo é o povo. E é isso mesmo. Soberania popular significa a […]