O Banco Central (BC) reduziu sua estimativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para 2025, ajustando a previsão de 2,1% para 1,9%. A nova projeção foi divulgada no Relatório Trimestral de Inflação desta quinta-feira (27).
De acordo com o documento, “a mudança refletiu recuos nas previsões para indústria e serviços, relacionados com surpresas negativas no quarto trimestre e com uma expectativa de desaceleração mais pronunciada ao longo do ano, parcialmente compensados por alta na projeção para a agropecuária”.
Caso essa estimativa se confirme, o crescimento econômico será inferior ao registrado em 2024, quando o PIB avançou 3,4%.
Ao mesmo tempo, uma pesquisa da Futura, publicada na quarta-feira (26), revelou que 59,1% dos brasileiros classificam a atual situação econômica do país como ruim ou péssima. O percentual representa um aumento de 6,8 pontos percentuais desde novembro de 2024. Outros 26,4% avaliam o cenário como regular, enquanto 13,8% consideram a economia boa ou ótima.
O levantamento também analisou a percepção sobre o mercado de trabalho no governo Lula. Para 42,8% dos entrevistados, a gestão tem um desempenho ruim ou péssimo, 28,1% veem a atuação como regular e 27,5% a avaliam como boa ou ótima.
A maior insatisfação, no entanto, está relacionada à inflação. Quando perguntados sobre o combate à alta dos preços, 64,7% consideram a atuação do governo negativa, um aumento de 9,7 pontos percentuais desde novembro. Já 20,3% acham a gestão regular e 13,5% a classificam como ótima ou boa.
A pesquisa “Avaliação Nacional” da Futura entrevistou 1.001 eleitores brasileiros com 16 anos ou mais entre os dias 19 e 22 de março. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos. E mais: Bolsonaro e Michelle superam Lula em eventual segundo turno, aponta pesquisa. Clique AQUI para ver. (Foto: EBC; Fonte: CNN)