O Banco Central anunciou uma nova funcionalidade no Sistema Valores a Receber (SVR) que promete facilitar a vida dos brasileiros que têm dinheiro esquecido em bancos, consórcios e outras instituições financeiras. A partir desta terça-feira (27), pessoas físicas poderão autorizar a solicitação automática de resgate desses valores, sem necessidade de consultar o sistema ou registrar manualmente cada pedido.
De acordo com o BC, a novidade visa simplificar o processo. “Antes, era necessário fazer um procedimento manual para cada pedido de resgate. Agora, quem quiser, pode automatizar as solicitações. Todas as demais funcionalidades do sistema continuam iguais”, informou a autarquia. O objetivo é tornar o acesso aos recursos mais ágil e seguro, reduzindo também o risco de fraudes e acessos indevidos.
Atenção: O Banco Central não cobra por consultas, por antecipação de valores a receber, etc. Busque somente os canais OFICIAIS para verificar se você possui dinheiro esquecido a receber.
A adesão ao novo serviço é facultativa. Para habilitá-lo, o cidadão precisa ter uma conta gov.br de nível prata ou ouro, com verificação em duas etapas ativada. A funcionalidade está disponível apenas para pessoas físicas que possuam chave Pix do tipo CPF. Quem ainda não tem essa chave cadastrada deverá providenciar o registro junto ao banco de sua preferência.
Com a autorização ativada, os valores serão automaticamente creditados na conta vinculada ao CPF via Pix, sem a necessidade de avisos prévios por parte do Banco Central. Importante destacar que não haverá envio de mensagens do BC informando a devolução dos recursos.
Além disso, as instituições financeiras que ainda não aderiram ao termo de devolução via Pix continuarão exigindo a solicitação manual, o que também vale para valores referentes a contas conjuntas.
O novo sistema foi estabelecido pela Resolução BCB nº 475, de 2025, e tem como um dos seus objetivos evitar fraudes bancárias. Com a funcionalidade, o cidadão poderá informar, de forma opcional, que não deseja abrir novas contas bancárias (corrente, poupança ou de pagamento) em seu nome. Esse controle será realizado por meio da área logada do portal “Meu BC”.
Confira as funcionalidades previstas:
• O sistema permitirá ao cidadão reverter essa decisão a qualquer momento, por tempo indeterminado ou não, conforme sua escolha.
• Será possível acompanhar todas as ativações e desativações realizadas, bem como as consultas feitas por instituições financeiras interessadas em abrir novas contas.
• A partir da entrada em vigor do sistema, as instituições financeiras estarão obrigadas a consultar essa base de dados antes de concluir a abertura de novas contas.
Inicialmente, o prazo para resgatar os valores esquecidos terminaria em 16 de outubro de 2024, mas, segundo o Ministério da Fazenda, não há mais data limite para que clientes solicitem os recursos. A medida garante mais flexibilidade ao cidadão e amplia o alcance do serviço.
Com a nova funcionalidade do SVR, o Banco Central pretende tornar o processo mais eficiente, seguro e menos burocrático, evitando que valores fiquem parados por anos nas instituições financeiras e contribuindo para o uso consciente dos recursos esquecidos. (Foto: EBC; Fontes: EBC; UOL; G1)