Na madrugada desta terça-feira (18), um acidente ocorreu na cidade de Japeri, na Baixada Fluminense, quando um ônibus ignorou o sinal de um cruzamento e foi atingido por um trem.
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), treze pessoas ficaram feridas como resultado do acidente.
Imagens capturadas pela Supervia, empresa responsável pela operação das linhas de trem no Rio de Janeiro, mostram o momento em que o coletivo avança sobre a área do cruzamento, mesmo com os sinais sonoros e visuais indicando a aproximação de um trem na linha. Por volta das 4h35, o ônibus tentou atravessar, mas não conseguiu evitar a colisão com o trem.
Em nota, a Supervia esclareceu que, devido ao peso e tamanho dos trens, eles não podem ser freados imediatamente. A uma velocidade de 80 km/h, por exemplo, mesmo após acionar a frenagem de emergência, o trem percorre aproximadamente 290 metros antes de parar completamente.
O acidente resultou na interrupção do serviço de trem na extensão Paracambi do ramal Japeri, que liga as duas cidades fluminenses. No entanto, o restante da linha, que conecta a Central do Brasil, no centro da capital fluminense, a Japeri, passando por municípios como Nilópolis e Nova Iguaçu, continua funcionando normalmente.
O CBMERJ relatou que treze pessoas ficaram feridas no acidente. Duas delas foram encaminhadas para o Hospital Geral de Nova Iguaçu, outras duas para o Hospital São Francisco Xavier, em Itaguaí, e nove foram levadas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital Municipal de Japeri. Assista abaixo!
Ônibus é atingido por trem após avançar sinal em cruzamento e deixa 13 feridos no RJ, na madruga desta terça-feira (18). | O acidente interrompeu a circulação de trens na extensão da Supervia que liga as cidades de Japeri e Paracambi, na Baixada Fluminense. pic.twitter.com/J8tQJneQf2
— Direita Online (@direita_online) July 18, 2023