A taxa de aprovação do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), no município de Santos, apresentou um significativo aumento, passando de 61,9% em dezembro de 2023 para 71,6% em março deste ano. A informação foi divulgada pelo Paraná Pesquisas em 14 de março de 2024.
O período coincide com o avanço da operação Verão. O levantamento indica que a ação, portanto, não influenciou na queda de popularidade do governador e pode estar, ao contrário, tracionando um crescimento de aprovação na cidade litorânea.”
Além de avaliar a taxa de aprovação de Tarcísio em Santos, a pesquisa também calculou o impacto do apoio do governador e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no município.
Dos entrevistados, 25,1% afirmaram que ‘com certeza’ votariam em um candidato apoiado por Tarcísio. Já em relação ao apoio de Bolsonaro, a porcentagem de adesão seria de 25,8%. Ao mesmo tempo, 40,5% da população local afirmou que ‘poderia votar’ em um candidato apoiado pelo governador para a prefeitura.
No caso de um nome apoiado por Bolsonaro, o índice foi de 25,4%. Assim, o apoio de Tarcísio teria o poder de influenciar 65,6% dos eleitores santistas, enquanto o de Bolsonaro alcançaria 51,2%.
Essa influência se reflete na atual disputa política na cidade. No cenário principal apresentado, a deputada Rosana Valle (PL) lidera com 36,1% dos votos.
Em seguida, está o atual prefeito, Rogério Santos (Republicanos), que migrou para o mesmo partido de Tarcísio em busca de apoio para sua reeleição, com 27,0% das intenções de voto. Clique AQUI para ver a pesquisa na íntegra.
A pesquisa foi realizada pelo Paraná Pesquisas entre os dias 3 e 13 de março de 2024, entrevistando 800 pessoas presencialmente, com 16 anos ou mais, no município de Santos. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95%.
O levantamento está registrado no TSE sob o número SP-07755/2024 e teve um custo de R$ 40.000, sendo pago com recursos do diretório do Partido Liberal em Santos. E mais: ‘8 de Janeiro’: morador de rua absolvido processará Estado pelos 320 dias preso. Clique AQUI para ver. (Foto: Governo de SP; Foto: Governo de SP)