Veja vídeo em que Moraes reprende advogado: ‘não vou permitir que faça circo no meu tribunal’

direitaonline

Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), protagonizou um momento de tensão ao repreender o advogado Eumar Novacki, responsável pela defesa do ex-ministro da Justiça Anderson Torres, durante o depoimento do general Marco Antônio Freire Gomes, ex-comandante do Exército.

A audiência ocorreu no dia 19 de maio, mas o vídeo só foi divulgado nesta terça-feira (3), por decisão do próprio Moraes, relator do processo que apura a tentativa de golpe e tramita na Primeira Turma da Corte.

A tensão teve início quando Novacki insistiu em questionar Freire Gomes sobre uma minuta de teor golpista. Mesmo após o militar afirmar que não poderia confirmar se o documento era o mesmo ao qual já havia se referido, o advogado continuou abordando o tema com perguntas similares, o que levou Moraes a intervir.

“Doutor, o senhor já perguntou quatro vezes a mesma coisa. A testemunha já disse que não pode afirmar com certeza se era o mesmo documento [a minuta], mas que os pontos importantes eram semelhantes. Se o senhor puder continuar, por favor”, declarou o ministro, visivelmente impaciente.

Em resposta, Eumar Novacki acusou o tribunal de tratar sua atuação de forma desigual em comparação à Procuradoria-Geral da República, responsável pela acusação. Alegou que buscava apenas esclarecer aspectos sobre a minuta, uma reunião envolvendo Anderson Torres e qual teria sido o papel de assessoramento do ex-ministro ao então presidente Jair Bolsonaro.

Diante da insistência e da crítica do advogado, Moraes subiu o tom e reforçou que não toleraria desordem durante os depoimentos.

“Nós não estamos aqui para fazer circo. Não vou permitir que vossa senhoria faça circo no meu tribunal. Vossa senhoria já foi desrespeitoso quando disse que não haveria necessidade de falar da advertência do falso testemunho. Isso é uma previsão legal, vale para civis e militares, independentemente do Código de Ética Militar”, afirmou Moraes.

O magistrado concluiu com um recado direto: “Se vossa senhoria ler o Código de Processo Penal, saberia disso. Vamos continuar com tranquilidade. Vossa senhoria faz as perguntas, mas não adianta ficar repetindo seis vezes a mesma pergunta para tentar que a testemunha mude”. E mais: PT pede prisão preventiva de Carla Zambelli e nome na lista da Interpol. Clique AQUI para ver. (Foto: reprodução vídeo; Fonte: G1)

 

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Veja momento em que Moraes ameaça dar voz de prisão a Aldo Rebelo

Durante uma audiência no Supremo Tribunal Federal (STF) no dia 23 de maio, o ministro Alexandre de Moraes protagonizou um momento tenso ao advertir o ex-ministro da Defesa, Aldo Rebelo, por sua postura durante o depoimento. O episódio ocorreu no âmbito do processo que investiga um suposto plano para subverter […]