Rainha Elizabeth completa 70 anos de reinado e entra para seleto grupo de monarcas

direitaonline



Neste domingo (6), a Rainha Elizabeth II completa 70 anos de reinado. Ela subiu ao trono em 1952, aos 25 anos de idade, após o falecimento de seu pai, o Rei Jorge VI, aos 56 anos.

Agora, a monarca se junta a um grupo muito seleto de reis e rainhas que estiveram à frente da nação por mais de sete décadas. Além de Elizaberth II, apenas o Rei Luís XIV da França, o rei tailandês Bhumibol Adulyadej e João II de Liechtenstein tiveram essa honra. Elizabeth, inclusive, estará a apenas dois anos de superar Luís XIV e ser a monarca com mais tempo a usar a Coroa de todos os tempos.

Ela é a rainha de quatro países independentes: Reino Unido, Canadá, Austrália e Nova Zelândia. Entre 1956 e 1992 o número de países do reino britânico variou, pelo fato de determinados territórios terem ganhado sua independência, enquanto outros se tornaram repúblicas. Atualmente, além dos quatro primeiros Estados mencionados, é a rainha da Jamaica, Bahamas, Granada, Papua-Nova Guiné, Ilhas Salomão, Tuvalu, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Belize, Antígua e Barbuda e São Cristóvão e Nevis.

Ainda tão jovem, Elizabeth II assume o Reino Unido logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, quando o país luta para se recuperar de todos os estragos do histórico conflito. A então princesa Elizabeth serviu na guerra como mecânica.

Já ao se transformar em Rainha, coube ao primeiro-ministro Winston Churchill apoiá-la naquele momento, uma vez que, além da pouca idade e da inexperiência, Elizabeth II não tinha recebido o perfeito preparo para o cargo que no futuro herdaria.

Isso porque, quando criança, apesar da educação diferenciada que recebeu, afinal, era uma membro da Coroa Britânica, ela não estava na linha de sucessão ao trono.

Elizabeth é filha do rei George VI, que por sua vez era filho do rei George V. Só que George VI tinha um irmão mais velho, o rei Edward VIII, portanto, ele não era o primeiro na linha de sucessão.

Quando o rei George V morreu, o tio da rainha Elizabeth II, o rei Edward VIII, assumiu o trono, mas abdicou da função em menos de um ano, para viver sua paixão por Wallis Simpson, uma americana divorciada, o que não é permitido em uma Monarquia.

Foi por isso que o pai da rainha Elizabeth II, George VI recebeu a coroa e, após a sua morte, em 1952, a rainha Elizabeth II se tornou rainha.

Ou seja, quando criança, Elizabeth não recebeu a educação exata dada pela Coroa aos filhos de Reis e Rainhas que, futuramente, assumirão o cargo. E isso trouxe dificuldades a Elizabeth II no início.

De volta a 2022, as comemorações (mais do que justas) pela data não acontecem hoje por conta das incertezas da pandemia. Um evento desse porte precisa de meses de preparação. Como não se sabia como a situação da covid na data, todos os festejos foram adiados para junho.

Além disso, a comemoração é este ano será marcada também pelo fato dela não contar com o príncipe consorte Philip, que faleceu em abril passado, ao seu lado na propriedade de Sandringham, no leste da Inglaterra. Será a primeira vez nos 70 anos em que Elizabeth não poderá conta com seu esposo nesta data.

A conta oficial da Família Real da Inglaterra publicou neste domingo (6) uma foto da Rainha Elizabeth II para comemorar os 70 anos de trono da chefe de Estado mais longeva da coroa britânica.

A publicação conta ainda sobre a caixa vermelha, presente em diferentes fotos da rainha ao longo dos anos, e simboliza o objeto em que a rainha recebe jornais diários de seus secretários particulares quando não está pessoalmente.

Aos 95 anos e com 70 de reinado, a Rainha Elizabeth mostra ao mundo que o sistema Monárquico, indiscutivelmente, é o mais seguro e benéfico para uma nação. E independentemente da época, terá sempre o vigor de um jovem atravessando gerações.

Atualização: Nesta segunda-feira (7), a Família Imperial do Brasil divulgou mensagem parabenizando a Rainha Elizabeth. Veja abaixo!

E veja também: Bolsonaro manda Mourão para posse de presidente de extrema-esquerda do Chile. Clique aqui para ver.

Nosso canal no Whatsapp!
Entre! ⬇️
1⃣4⃣encurtador.com.br/nyH39

Fontes: UOL; Poder360; Cultura Inglesa

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Globo responde a 17 mil processos de ex-funcionários

A rede Globo responde a 17.201 mil processos judiciais somando os da Justiça do Trabalho com os da esfera cível. Só de 2017 para cá, a emissora acumulou 4 mil novos processos, a partir da criação do projeto “Uma Só Globo”, que reuniu todas as empresas do grupo. Segundo o […]