Putin inicia operação militar na Ucrânia

direitaonline



O presidente russo Vladimir Putin iniciou uma operação militar no leste da Ucrânia nesta quinta-feira (24). Pouco depois de Putin falar em um discurso especial televisionado na TV estatal russa, explosões podiam ser ouvidas na capital ucraniana de Kiev. As informações são da agência de notícias Interfax. Explosões também abalaram a cidade de Donetsk, no leste ucraniano, e aeronaves civis foram avisadas.

Putin disse ter autorizado uma operação militar especial em áreas separatistas do leste da Ucrânia e que os confrontos entre as forças russas e ucranianas eram “apenas uma questão de tempo”.

Horas antes, separatistas pró-russos emitiram um apelo a Moscou por ajuda para impedir a suposta agressão ucraniana, alegações que os Estados Unidos afirmaram ser apenas inverdades russas.

Putin disse ter ordenado que as forças russas protegessem o povo e exigiu que as forças ucranianas abaixassem suas armas.”Toda a responsabilidade pelo derramamento de sangue será na consciência do regime governante na Ucrânia”, disse Putin.

Ele repetiu sua posição de que a expansão da OTAN para incluir a Ucrânia era inaceitável e disse que a Rússia não tinha escolha a não ser se defender contra o que ele disse serem ameaças emanando da Ucrânia.

O escopo da operação militar russa não foi imediatamente claro. Moscou negou há muito tempo que tem planos de invadir, apesar de ter mandado dezenas de milhares de tropas para o país vizinho.

O presidente ucraniano Volodymyr Zelenskiy disse, na ontem (23) que Moscou havia aprovado essa ofensiva e não havia respondido a um pedido para diálogos. “Hoje iniciei uma conversa telefônica com o Presidente da Federação Russa. O resultado foi o silêncio”, disse ele.

O presidente dos EUA, Joe Biden, limitou-se a dizer que que suas orações estão com o povo da Ucrânia “pois sofrem um ataque não provocado e injustificado pelas forças militares russas”.

“O presidente Putin escolheu uma guerra premeditada que trará uma perda catastrófica de vidas e sofrimento humano. Só a Rússia é responsável pela morte e destruição que este ataque trará, e os Estados Unidos e seus Aliados e parceiros responderão de forma unida e decisiva. O mundo vai responsabilizar a Rússia.” Ele disse que anunciaria novas sanções à Rússia ainda hoje (24), além das medidas financeiras impostas esta semana.

As operações russas começaram quando o Conselho de Segurança da ONU realizou uma reunião de emergência sobre a crise da Ucrânia em Nova York.

A Ucrânia restringiu os voos civis em seu espaço aéreo devido a “risco potencial”, horas depois de um monitor de zona de conflito advertir que as companhias aéreas deveriam parar os sobrevoos sobre o risco de um tiroteio não intencional ou um ataque cibernético.

A Rússia também fechou parcialmente seu espaço aéreo na região de informações de voo de Rostov, a leste de sua fronteira com a Ucrânia “a fim de fornecer segurança” para voos da aviação civil, de acordo com seu aviso aos aviadores.

Nosso canal no Whatsapp!
Entre! ⬇️
encurtador.com.br/amGOQ

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Secretário-geral da ONU para Putin: “pare esta guerra em nome da humanidade”

O secretário-geral das Nações Unidas, Antonio Guterres, fez um apelo, nesta quarta-feira (24), ao presidente russo Vladimir Putin para parar a guerra “em nome da humanidade”, depois que o líder russo anunciou uma operação militar no leste da Ucrânia. “Presidente Putin, em nome da humanidade, traz suas tropas de volta […]