Programa de DNA do governo federal ajuda a identificar e condenar estuprador em Roraiama

direitaonline



A autoria de um estupro de uma mulher em Roraima, ocorrido em 2019, foi desvendada agora graças ao cruzamento de DNA. Segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, o perfil genético do acusado já estava inserido no Banco Nacional de Perfis Genéticos após ser coletado no Maranhão. O estado faz parte da Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos (RIBPG), do governo federal.

Na investigação, os peritos de Roraima coletaram os vestígios na vítima de agressão sexual e trouxeram para processamento em conjunto com peritos federais, por meio do Centro Multiusuário de Processamento Automatizado de Vestígios Sexuais, no Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal, em Brasília.

Após análise e inserção do material no Banco Nacional, foi detectada a coincidência com os dados do Maranhão. O acusado, que não teve a identidade revelada, já estava preso no estado. Ele responde a mais de 20 processos por diversos crimes, pelo menos dois deles já haviam sido detectados pelo banco estadual de perfis genéticos.

A Rede
Desde o início do projeto de fortalecimento da Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos (RIBPG), em 2019, o número de perfis no Banco Nacional de Perfis Genéticos aumentou mais de 700%, chegando a cerca de 130 mil, incluindo perfis genéticos de condenados criminalmente, vestígios criminais, restos mortais não identificados, familiares de pessoas desaparecidas, dentre outros.

O programa foi criado em 2013, mas só a partir de 2019, na atual gestão federal, é que houve empenho na coleta de materiais genéticos. Em 2018, por exemplo, havia apenas 11 mil amostras coletadas. Em 2021, o banco registrou 136 mil registros genéticos. Veja no gráfico abaixo.

A RIBPG auxiliou em mais de 3,4 mil investigações criminais no Brasil. Atualmente, todas as 27 unidades da federação contam com laboratório de genética forense em suas instituições de perícia oficial.

E veja também: Brasil sobe dez posições no ranking internacional de liberdade econômica de 2022. Clique aqui para ver.

Nosso canal no Whatsapp!
Entre! ⬇️
encurtador.com.br/bfqCZ

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Ministro Guedes apresenta os avanços do Brasil ao G20

O ministro Paulo Guedes divulgou mensagem ao G20, grupo dos 20 países mais ricos do mundo. O evento ocorre em Jacarta, na Indonésia, mas o chefe da economia não pode comparecer e optou por enviar mensagem gravada. Ele apresentou os avanços no Brasil, lembrando, por exemplo, que a taxa de […]