Primeiro-ministro canadense foge após chegada de milhares de caminhoneiros em protesto contra passaporte de vacina

direitaonline



O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, deixou a residência onde vive com sua família, em Otawa, capital do Canadá, após a previsão de chegada de milhares de caminhoneiros que prometem uma mega manifestação contra o passaporte de vacina neste fim de semana. O local para onde o chefe do país foi levado não foi informado pelas autoridades. As informações são da emissora de TV do Canadá CBC.

Segundo a reportagem, a medida foi tomada por preocupações quanto a segurança do líder máximo do país.

O motivo principal do protesto é uma nova lei que determina que caminhoneiros canadenses não vacinados terão que fazer uma quarentena ao voltar ao país após fazerem fretes transnacionais.

Antes de fugir, Trudeau chamou “pequena minoria” o movimento que se dirigia à capital do país: “A pequena minoria dos que estão a caminho de Ottawa expressam opiniões inaceitáveis. Seguir a ciência e se esforçar para proteger cada um é a melhor maneira de continuar a garantir nossas liberdades, nossos direitos, nossos valores como país“.

Chamado de “Combio da Liberdade”, o protesto iniciou com manifestantes vindos das regiões leste e oeste do país em direção Ottaw, onde mora o primeiro-ministro.

Em entrevista a agência de notícias Reuters, uma caminhoneiro afirmou: “que as políticas de saúde pública promovidas pelo governo de Trudeau foram longe demais. Onde tudo isso vai parar? É assim que muitas pessoas se sentem”, disse o trabalhador em entrevista por telefone.

Segundo informações oficiais do próprio governo do Canadá, são esperados cerca de 2.700 caminhoneiros na cidade. Mas as imagens indicam que o número de veículo é muito maior.

A líder conservadora Erin O’Toole se opõe aos mandatos de vacinas e expressou apoio ao protesto depois de conversar com alguns dos caminhoneiros na sexta-feira.

Eu apoio o direito deles de serem ouvidos e peço a Justin Trudeau que se encontre com esses canadenses trabalhadores para ouvir suas preocupações“, disse O’Toole após a reunião.

Já o membro conservador do parlamento Michael Cooper estava distribuindo café aos manifestantes no sábado.

Veja abaixo vídeos e fotos da chegada dos caminhoneiros:

 


 

 

Nosso canal no Whatsapp!
Entre! ⬇️
1⃣2⃣encurtador.com.br/nq489

Fonte e fotos: Agência Reuter; CBC

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Dinamarca anuncia fim do passaporte de vacina

A Dinamarca anunciou o fim de todas as restrições impostas por conta da covid19 à população a partir de 1 de fevereiro. Isso porque as autoridades deixarão de considerar o vírus uma doença “crítica” para a sociedade. Com a decisão, a Dinamarca torna-se o primeiro país da União Europeia a […]