Presidente da Ucrânia diz que Rússia tenta tomar controle da usina nuclear de Chernobyl

direitaonline

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky tuitou que as forças russas estão tentando tomar o controle da Usina Nuclear de Chernobyl. “As forças de ocupação russas estão tentando tomar Chernobyl [Centro Nuclear]. Nossos defensores estão sacrificando suas vidas para que a tragédia de 1986 não se repita”, tuitou Zelensky. “Esta é uma declaração de guerra contra toda a Europa”, acrescentou.

O Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia ecoou o aviso de Zelensky, twittando que um ataque russo à Ucrânia poderia “causar outro desastre ecológico”. “Em 1986, o mundo viu o maior desastre tecnológico em Chernobyl”, tuitou o ministério. “Se a Rússia continuar a guerra, Chernobyl pode acontecer novamente em 2022.”

A embaixadora da Ucrânia nos Estados Unidos, Oksana Markarova, reforçou as observações anteriores de Zelensky de que as forças russas tentaram tomar o controle da Usina Nuclear de Chernobyl, acrescentando que a Guarda Nacional Ucraniana está trabalhando para proteger a usina nuclear de ataques. “Eles tentaram tomar a usina nuclear de Chernobyl, e a luta está acontecendo com a Guarda Nacional Ucraniana protegendo a estação de Chernobyl do ataque”, disse Markarova durante uma coletiva de imprensa.

“Pela primeira vez desde o desastre nuclear de Chernobyl – após o qual a Ucrânia vem protegendo, junto com nossos amigos e aliados europeus e americanos, o mundo de outro desastre nuclear – temos que defendê-lo novamente das forças russas”, acrescentou.

E veja também:
Taiwan emite alerta após 9 aviões de guerra da China invadirem espaço aéreo. Clique aqui.
Correspondente da CNN flagra desembarque de paraquedistas russos em solo ucraniano. Clique aqui.
Ucrânia captura dois soldados russos. Clique aqui para ver.
Serviço de emergência da Ucrânia fala em morte de criança e prédio residencial atingido. Veja aqui.
“Ocidente deve agir hoje”, diz assessor presidencial ucraniano. Clique aqui para ver.
Ucrânia anuncia morte de 40 solados e 12 civis em ataque da Rússia. Clique aqui para ver.
Presidente da Ucrânia convoca cidadãos para guerra e pede doações de sangue. Clique aqui para ver.

Nosso canal no Whatsapp!
Entre! ⬇️
encurtador.com.br/amGOQ

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Presidente Bolsonaro inaugura importante obra viária em São José do Rio Preto (SP)

O presidente Jair Bolsonaro (PL) visitou São José do Rio Preto (SP), nesta quinta-feira (24), para inaugurar uma obra na cidade, localizada na BR-153. Ele estava acompanhado de alguns ministros, como o chefe da infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.   – Entregas e compromissos em SP (24/02/2022): pic.twitter.com/7qO8FG8tJF — Jair […]