Governo Bolsonaro leva programa de dessalinização de água a mais 11 cidades

direitaonline



O Governo Federal continua atuando para proporcionar água aos municípios do semiárido brasileiro.

Com esse objetivo, foram firmados novos acordos para levar o programa Água Doce a mais 11 municípios do Rio Grande do Norte: Pau dos Ferros, Mossoró, Pedra Grande, São Miguel do Gostoso, João Câmara, Lajes, São Paulo do Potengi, Senador Eloi de Souza, Brejinho, Santa Cruz e Lajes Pintadas.

O acordo vai permitir o aproveitamento sustentável de poços abandonados por possuírem águas salobras e salinas, ou seja, impróprias para o consumo. Serão incorporados cuidados técnicos, ambientais e sociais na gestão e implantação dos sistemas.

No âmbito da cooperação, o MDR, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Hídrica (SNSH), realizou diversas visitas técnicas de campo em localidades rurais dos 11 municípios contemplados, para identificar comunidades aptas a receber os sistemas de dessalinização do programa.

Antes até da implantação dos poços, o Ministério do Desenvolvimento realizou diversas visitas técnicas de campo em localidades rurais dos 11 municípios contemplados para identificar comunidades aptas a receber os sistemas de dessalinização do programa.

Para atender o Rio Grande do Norte, foi assinado um contrato com uma empresa especializada no valor de R$ 13,9 milhões, que possibilitará ampliar o acesso à água potável em 60 localidades do estado e beneficiar uma população estimada em 14 mil pessoas.

O Programa Água Doce é uma política permanente de acesso ao abastecimento de água para o consumo humano do Governo Federal, por meio do aproveitamento sustentável de águas subterrâneas. Para isso, são implantados sistemas de dessalinização – 70% dos poços da região do semiárido tem altos índices de salinidade.

Além disso, moradores das comunidades rurais são capacitados e ficam responsáveis pela gestão das unidades. O objetivo é fornecer água de qualidade para cerca de 1,2 mil comunidades rurais espalhadas em toda a região.

Até o momento, estão em operação 903 sistemas de dessalinização em 247 municípios do semiárido brasileiro. O investimento total nos sistemas foi de R$ 227,8 milhões. Desse total, 286 entraram em operação desde 2019, beneficiando 68,5 mil pessoas.

Foram contemplados até hoje os estados do nordeste: Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Sergipe, Piauí, Alagoas e Bahia.

Conheça mais sobre o programa no vídeo abaixo

E veja também: Força Nacional de Segurança vai reprimir crimes ambientais na Amazônia Legal até 2023. Clique aqui para ver.

Nosso canal no Whatsapp!
Entre! ⬇️
0️⃣9⃣
https://chat.whatsapp.com/BRLkoTv8KxW3IGKzfBLTdT

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Bolsonaro visita Suriname e Guiana esta semana para tratar sobre petróleo e gás

O presidente Bolsonaro faz visita estratégica ao Suriname e à Guiana nesta quinta (20) e sexta-feira (21). Segundo o ministério das relações exteriores, os encontros serão sobre cooperação econômica após as recentes descobertas de petróleo e gás pelos países vizinhos. Nos últimos anos, os dois países descobriram reservas gigantes e […]