Hoje (7) completam-se 200 anos do dia em que o Imperador Dom Pedro I proclamou a Independência do Brasil, separando o país definitivamente de Portugal, sua nação fundadora.
A festa do Bicentenário da Independência chega após dois anos sem a realização do tradicional desfile de 7 de Setembro devido às restrições impostas pela pandemia da covid-19. Mas, se em 2020 e 2021 o desfile não pôde ser realizado, o dia promete uma grande mobilização cívica para celebrar a data.
No primeiro minuto do dia, foi realizada apresentação piromusical, com queima de fogos em verde e amarelo no Eixo Monumental, em Brasília. Foram cerca de sete minutos de fogos nas cores da bandeira, que dançavam ao som do Hino da Independência. O evento que anunciou a chegada oficial do Bicentenário da Independência aos brasileiros. Assista abaixo a um trecho.
As 00:00 h do dia 7 de setembro, os festejos do bicentenário esquentaram com uma linda queima de fogos na Torre de televisão em Brasília, ao som do Hino da independência. Lindo! pic.twitter.com/3yzZU6VLEF
— Bia Kicis (@Biakicis) September 7, 2022
A queima de fogos na madrugada do Dia Sete de Setembro em Brasília. A cidade está coberta de verde e amarelo. Lotada. pic.twitter.com/A1zyICpwwm
— Paulina Teixeira dos Santos (@Linaeduca) September 7, 2022