Exportação de peixes no Brasil cresce 78% em 2021

direitaonline
Secretário de Aquicultura e Pesca, Jorge Seif Junior, durante lançamento do novo sistema nacional de recadastramento de pescadores profissionais.



As exportações da piscicultura brasileira continuam crescendo fortemente. No ano passado, o país exportou 78% a mais que em 2020. Em dinheiro, foram U$ 20,7 milhões contra U$ 11,7 milhões em 2020. E em quantidade, os números foram 9,9 mil toneladas em 2021 e 6,7 mil toneladas no ano anterior; crescimento também significativo de 49%.

Segundo a Embrapa, isso se deu principalmente devido ao crescimento das vendas de filés congelados, que aumentaram 573% em 2021. Esse produto possui o segundo maior valor agregado entre os produtos da piscicultura, após os filés frescos.

Os principais destinos do peixe brasileiro exportado em 2021 foram os Estados Unidos (com 64% de participação), a Colômbia (com 9%) e a China (com 8%).

Ou seja, esses três países foram responsáveis por importar 81% do peixe que o Brasil vendeu para o exterior no ano passado. Detalhando as exportações para os Estados Unidos, as principais categorias foram peixes inteiros congelados (com U$ 6,2 milhões), filés frescos ou refrigerados (com U$ 5 milhões) e filés congelados (com U$ 2 milhões).

A Embrapa alerta que o importante mercado europeu está fechado para as exportações brasileiras de pescado desde 2018. Quando a reabertura acontecer, será fundamental para a ampliação dos destinos.

Entre os tipos de peixes exportados, a tilápia permanece como a espécie campeã, assim como lidera a produção nacional. Em 2021, foram 8,5 mil toneladas exportadas, gerando um volume de U$ 18,2 milhões. Em valores financeiros, a espécie respondeu por 88% das exportações brasileiras de peixes em 2021. No segundo lugar, estão os curimatás, com 9% e U$ 1,8 milhão.

O Mato Grosso do Sul, com 37% do volume financeiro movimentado, e o Paraná, com 34%, foram os principais estados exportadores de tilápia no ano passado.

.Além do trabalho realizado pela secretaria da pesca, sob o comando de Jorge Seif, o aumento do dólar frente ao real também favoreceu o setor. Com o mercado externo mais vantajoso, muitas empresas orientaram suas vendas para compradores internacionais.

Comparando-se os dois crescimentos – 78% no volume em dinheiro e 49% na quantidade –, percebe-se que o valor médio do peixe brasileiro exportado foi maior ano passado do que em 2020.

E veja também: Brasil fecha 2021 com criação de 2,7 milhões de empregos. Clique aqui para saber.

Nosso canal no Whatsapp!
Entre! ⬇️
1⃣2⃣encurtador.com.br/nq489

Fonte: Embrapa | Foto: Agência Brasil

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Extrema-esquerda vence em Portugal, mas partido Conservador tem aumento surpreendente

O primeiro-ministro socialista de Portugal, António Costa, venceu as eleições legislativas antecipadas realizadas neste domingo (30) no País e conquistou a maioria no parlamento. O Partido Socialista de extrema-esquerda de Costa obteve 41,68% dos votos, o que proporciona 117 cadeiras à sigla, uma a mais do que o necessário para […]