Eletrobrás anuncia retorno da construção da usina Angra 3, parada desde 2015

direitaonline



A Eletrobras anunciou, nessa quarta-feira (10), a assinatura de contrato que permitirá a retomada das obras da usina nuclear Angra 3. O consórcio responsável pela conclusão foi anunciado em julho do ano passado, e ontem teve encerrado todos os trâmites legais de aprovação para a retomada.

As obras, iniciada em 1984, foi paralisada em 2015 por denúncias de corrupção, com 65% dos trabalhos realizados e com R$ 7,8 bilhões gastos.

Na ocasião, as investigações apontaram que o ex-presidente da Eletronuclear, Othon Luiz Pinheiro, teria recebido 4,5 milhões de reais em propina entre 2009 e 2014 por esquemas de corrupção relacionados à usina. Outro preso em 2015 foi José Antunes Sobrinho, dono da empresa de engenharia Engevix, uma das contratadas para construir Angra 3. A prisão de Michel Temer é justamente fruto da delação premiada de Sobrinho.

Mobilização
O consórcio inicia agora a fase de mobilização do canteiro de obras e pretende retomar em breve a construção da usina. Segundo a Eletronuclear, a conclusão da superestrutura de concreto do edifício do reator de Angra 3 é uma das principais medidas previstas no Plano de Aceleração do Caminho Crítico da unidade.

Será feita também parte importante da montagem eletromecânica, que compreende o fechamento da esfera de aço da contenção e a instalação da piscina de combustíveis usados, da ponte polar e do guindaste do semipórtico.

Mais adiante, haverá nova licitação para contratar a empresa, ou consórcio, que finalizará as obras civis e a montagem eletromecânica da usina, o que ocorrerá por meio de contrato de EPC (sigla em inglês para engenharia, gestão de compras e construção). Nem a Eletrobras, nem a Eletronuclear forneceram o cronograma das etapas previstas.

E veja também: Após aumento de Bolsonaro a professores, Dória anuncia reajuste de 20% a policiais e médicos. Clique aqui para ver.

APOIE!

Nosso canal no Whatsapp!
Entre! ⬇️
encurtador.com.br/bgBCR

Fonte: Agência Brasil; Exame; CNN; Eletrobrás

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Bolsonaro: “Em alguns dias, vai acontecer algo que vai nos salvar no Brasil'

Em conversa com patriotas, nesta quinta-feira (10), o presidente Jair Bolsonaro (PL) disse que, “nos próximos dias, vai acontecer algo que vai nos salvar no Brasil”. A declaração foi dada pelo chefe do Executivo após ele fazer críticas ao Judiciário e citar as “ditaduras” de Cuba e Venezuela. “Qual a […]