Dinamarca anuncia fim do passaporte de vacina

direitaonline



A Dinamarca anunciou o fim de todas as restrições impostas por conta da covid19 à população a partir de 1 de fevereiro. Isso porque as autoridades deixarão de considerar o vírus uma doença “crítica” para a sociedade.

Com a decisão, a Dinamarca torna-se o primeiro país da União Europeia a dar adeus às “medidas pandêmicas” . “Estamos prontos para sair da sombra do coronavírus, nos despedimos das restrições e saudamos a vida que tínhamos antes. A pandemia continua, mas já passamos da fase crítica”, disse a primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen (foto), em coletiva de imprensa.

A partir do primeiro dia de fevereiro, deixarão de ser usadas máscaras em espaços fechados e desaparecerão as restrições nos restaurantes, na vida cultural e social, e as casas noturnas reabrirão.

Pode parecer estranho e paradoxal que eliminemos as restrições com níveis atuais de contágio, mas devemos olhar para mais números. Um dos mais importantes é dos doentes graves e essa curva foi partida”, disse.

O número de contágios diários da doença por lá continua alto: cerca de 46 mil por dia, nove vezes mais do que há um ano no pico da segunda onda, mas contabiliza 938 internados, 50 a menos do que em 2021.

As autoridades de saúde também admitiram que, neste momento, entre 30% e 40% dos internados são pessoas que foram hospitalizadas por outros motivos e que depois acabaram testaram positivo para a Covid-19.

Até o presente momento, a Dinamarca possui cerca de 80% da população vacinada com duas doses e 60% com dose de reforço.

Já o Brasil tem 80% da população vacinada com uma dose, 70% com duas e 20% com a dose de reforço. Porém, por aqui, as restrições seguem no caminho completamente oposto, principalmente com a obrigação do passaporte de vacina, inclusive para a matricula de crianças em escolas.

Neste sábado, João Dória anunciou que o estado exigirá o comprovante de imunização contra covid para a matrícula dos pequenos. Os pais que não apresentarem terão os nomes enviados ao Conselho Tutelar e ao Ministério Público, conforme determinação do ministro do STF Ricardo Lewandovsky.

Clique aqui para ver a medida de João Dória.
Clique aqui para ver a determinação do STF.

E veja também: Primeiro-ministro canadense foge após chegada de milhares de caminhoneiros em protesto contra passaporte de vacina. Clique aqui para ver.

Nosso canal no Whatsapp!
Entre! ⬇️
1⃣2⃣encurtador.com.br/nq489

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Bolsonaro acompanha Laurinha em ingresso no Colégio Militar

Neste sábado (29), o presidente Bolsonaro acompanhou sua filha, a pequena Laurinha, na solenidade de início de ano letivo dos novos alunos do Colégio Militar de Brasília. A jovem vai cursar a 6ª série do ensino fundamental, em 2022. Acompanharam o presidente a primeira dama, Michelle Bolsonaro, e os ministros […]