Com trabalho de Tarcísio, ferrovias podem chegar a 50% do transporte no Brasil

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O Ministério da Infraestrutura divulgou nesta sexta-feira (03) o Plano Nacional de Logística (PNL) 2035. A proposta indica que, até 2035, o modal ferroviário deve atingir pelo menos 30% de participação na matriz de transportes brasileira, podendo chegar a 47,2% se todos os cenários esperados pelo governo federal se concretizem.. Hoje, as rodovias respondem por mais de 60% da matriz, em comparação com cerca de 20% de participação das ferrovias.

Para chegar a esse novo patamar, o governo conta com novos leilões de ferrovias e a execução das obras já previstas. Entre os destaques da malha está Ferrovia Norte-Sul (já licitada), a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (com primeiro tramo já leiloado), a Ferrovia de Integração Centro-Oeste, e a Ferrogrão, que sofre com imbróglios jurídicos para sair do papel.

Outro ponto fundamental é o Marco Legal das Ferrovias, que entrou em vigor por Medida Provisória (MP) editada pelo governo Bolsonaro em agosto. O texto libera um novo regime ferroviário no País, chamado de autorização.

Nele, as novas linhas ferroviárias são construídas exclusivamente pelo interesse da iniciativa privada, sem licitação. Desde que a MP foi publicada, o governo já recebeu 36 solicitações para construção de ferrovias, com investimentos que ultrapassam R$ 150 bilhões – número que ainda não foi integralmente absorvido pelo PNL.

Fonte: Jornal de Brasília

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