A Defesa Civil Nacional atualizou para 87 o número de óbitos em Pernambuco, em decorrência das chuvas intensas que assolam o estado. Até o momento, 14 municípios encontram-se em situação de emergência, em meio a 63 municípios que estão sob monitoramento. Há, ainda, 3.957 desabrigados em pontos de apoio localizados próximos às regiões afetadas.
A atualização foi publicada no Twitter da Defesa Civil Nacional, que tem divulgado alertas para a continuidade de chuvas no leste do Nordeste, o que representa “riscos elevados à população nessas áreas”.
As chuvas estão atingindo Pernambuco desde a última quarta-feira (25). Do dia 27 até ontem (29), mais de 46 mil chamados foram feitos pelo telefone 193, segundo a administração estadual. Autoridades locais estão monitorando e reforçando ações nas regiões metropolitanas do Recife, Zona da Mata e Agreste.
O secretário executivo da Defesa Civil de Pernambuco, tenente-coronel Leonardo Rodrigues, afirmou que “todas as atenções estão voltadas para busca e salvamento” de pessoas atingidas pelas chuvas. Em entrevista à CNN Rádio, ele disse que choveu 40 milímetros nas últimas 24 horas, o que é pouco, “mas no acumulado da semana representa risco para as atividades de busca e salvamento”.
“Hoje todo o litoral do nordeste se encontra no volume alto de chuvas, a faixa litorânea tem risco moderado a forte para deslizamento, é o que traz mais preocupação no momento”, alertou. A pior situação é na divisa de Jaboatão com o Recife, denominada Vale do Monte Verde. “É lá que se tem o maior número de mortes, forças estão concentradas para ação de buscas, temos uma operação com os bombeiros para resgatar 9 corpos.”