Brasil tem aumento de 42% em número de praias com boa classificação ambiental

direitaonline


Praia do Estaleirinho, Santa Catarina



Em 2022, o Brasil deve ter um aumento considerável no número de praias e marinas certificadas pelo Programa Bandeira Azul, a maior premiação global dedicada à boa gestão ambiental de praias, marinas e embarcações de turismo.

A informação foi divulgada no último dia 2, após avaliação do Júri Nacional da premiação, que conta com a participação do Ministério do Turismo. Ao todo, 40 Bandeiras Azuis foram pré-aprovadas, sendo 29 praias e 11 marinas, um aumento de 42% em relação à temporada 2021, quando 28 locais foram certificados, recorde do programa.

Além de 20 praias e seis marinas que poderão ter o certificado renovado, nove novas praias foram indicadas: Lagoa do Peri, Florianópolis (SC); Praia de Itaúna, Saquarema (RJ); Praia do Cerro, Barra Velha (SC); Praia do Forno, Armação de Búzios (RJ); Praia de Taquaras, Balneário Camboriú (SC); Praia do Cumbuco, Caucaia (CE); Praia Grande e do Ervino, em São Francisco do Sul (SC). Outras cinco marinas também foram indicadas pela primeira vez: Voga Marine (SP); Iate Clube de Santos, Angra dos Reis (RJ); Iate Clube de Santos, Guarujá (SP); Marina da Conceição, Florianópolis (SC); e Yacht Clube da Bahia, Salvador (BA).

O ministro do Turismo, Carlos Brito, parabenizou as indicadas e reforçou o empenho do governo federal na preservação ambiental e sustentável do país. “A entrada de novos locais no programa Bandeira Azul mostra o reconhecimento do trabalho sério que nosso governo está fazendo em relação ao meio ambiente. Teremos mais praias certificadas e, com certeza, isso impactará positivamente no reconhecimento das belezas naturais brasileiras pelos turistas do mundo todo”, disse.

Para se qualificar para o Bandeira Azul, uma série de critérios com foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social devem ser atendidos, mantidos e comprovados anualmente. O principal objetivo do Programa é elevar o grau de participação e, consequentemente, de conscientização da sociedade, empresários do segmento náutico e gestores públicos quanto à necessidade de proteger os ambientes marinho/costeiro, incentivando a realização de ações que conduzam à resolução dos problemas existentes na busca da qualidade e proteção ambiental.

Os classificados pelo Júri Nacional terão a sua candidatura encaminhada ao júri internacional Bandeira Azul, que se reúne em setembro para a escolha dos contemplados. O resultado final será divulgado em outubro e a cerimônia de entrega das bandeiras acontece em novembro, no início da temporada de verão no hemisfério sul.

Praias indicadas para a temporada 2022/2023:
Renovações:
● Praia do Tombo – Guarujá, SP
● Praia da Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, Salvador – BA
● Praia Grande, Governador Celso Ramos – SC
● Praia do Peró, Cabo Frio – RJ
● Praia do Estaleiro, Balneário Camboriú – SC
● Praia do Estaleirinho, Balneário Camboriú – SC
● Praia de Piçarras – Balneário Piçarras – SC
● Praia de Guarajuba, Camaçari – BA
● Praia de Itacimirim, Camaçari – BA
● Praia de Quatro Ilhas, Bombinhas – SC
● Praia de Mariscal, Bombinhas – SC
● Praia da Conceição, Bombinhas – SC
● Prainha, São Francisco do Sul – SC
● Praia do Forte, São Francisco do Sul – SC
● Praia Grande, Penha – SC
● Praia da Bacia da Vovó, Penha – SC
● Praia da Saudade, Penha – SC
● Praia da Sereia, Vila Velha – ES
● Praia do Sossego, Niterói – RJ
● Praia do Patacho, Porto de Pedras – AL

Novas:
● Lagoa do Peri, Florianópolis – SC
● Praia de Itaúna, Saquarema – RJ
● Praia do Cerro, Barra Velha – SC
● Praia do Sol, Barra Velha – SC
● Praia do Forno, Armação de Búzios – RJ
● Praia de Taquaras, Balneário Camboriú – SC
● Praia do Cumbuco, Caucaia – CE
● Praia Grande, São Francisco do Sul – SC
● Praia do Ervino, São Francisco do Sul – SC
● Marina da Conceição, Florianópolis – SC
● Yacht Clube da Bahia, Salvador – BA


Fonte: Ministério do Turismo
Foto: Governo de SC

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Lacombe perde paciência em debate com Amanda Klein: “o seu ódio ao Bolsonaro nos faz bolsonaristas”

O apresentador Luís Ernesto Lacombe perdeu a paciência em debate com Amanda Klein, durante o programa “Opinião no Ar”, da Rede TV, que agora é realizado apenas no Youtube. Os jornalistas discutiam a respeito do desaparecimento do jornalista Inglês Phillips e do brasileiro Bruno Pereira. Segundo Lacombe, sua colega de […]