A 200 dias da festa, Secretaria de Cultura disponibiliza site especial para os 200 anos da Independência do Brasil

direitaonline



A Secretaria de Cultura do governo federal disponibilizou, neste sábado (19), disponibilizou um novo portal em celebração ao Bicentenário da Independência do Brasil. A data não é à toa. Hoje o Brasil está a 200 dias da grande festa patriótica, que está sendo idealizada pelo governo.

Com o mote “Independência não se ganha, se conquista”, o portal exalta “os brasileiros que lutaram pela nossa verdadeira Independência ao longo do tempo”. Isso porque engana-se quem acha que após o grito do Imperador Dom Pedro I, Portugal, nossa pátria-mãe, aceitou passivamente o novo status do Brasil.

O país europeu mandou tropas ao Brasil, e coube a jovem Rei formar um exército “do zero” e encarar os novos inimigos. Houve batalhas em vários estados, como na Bahia, por exemplo, onde o combate foi mais intenso. Levou cerca de um ano para que Portugal aceitasse o inevitável: o Brasil era, agora, um país independente.

Voltando ao portal da Secretaria de Cultura, ele é dividido em três áreas: Bicentenário da Independência; Memorial da Soberania; Acervo.

Na primeira, há uma explicação dos nossos símbolos imperiais. Aliás, o logotipo oficial do Bicentenário é o punho de Dom Pedro I erguendo sua espada durante o Grito da Independência, imortalizado pelo quadro de Pedro Américo. O gesto foi o marco inicial da liberdade do Brasil perante intervenções estrangeiras, tornando-se então independente e soberano. Como símbolo, remete naturalmente à bravura da cena, inspirando a coragem e o orgulho patriótico.
Em Memorial, uma breve história do Brasil, desde o seu abençoado descobrimento até a emancipação, em 7 de setembro de 1822. Por fim, no Acervo, um breve vídeo com personagens de nosso rico e saudoso período dinástico.

Além do portal, a Secretaria afirma que diversas outras ações estão sendo preparadas para a ocasião. Os prédios dos ministérios já ganharam decoração especial, e as redes sociais da Secult também estão, desde o ínicio do ano, resgatando datas históricas da monarquia brasileira, tão escondida dos cidadãos do país.

Clique aqui para conhecer o site.

Nosso canal no Whatsapp!
Entre! ⬇️
encurtador.com.br/muC48

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Embaixada do Brasil na Ucrânia pede que brasileiros deixem urgentemente duas regiões do país

A Embaixada do Brasil em Kiev, na Ucrânia, emitiu hoje (19) um comunicado aos brasileiros que estão naquele país recomendando mais atenção e pedindo que evitem visitas às províncias de Donetsk e Luhansk. Segundo a Embaixada, a recomendação está no “contexto do aumento das violações de cessar-fogo registradas na linha […]